O Consórcio Público Intermunicipal Regional para Desenvolvimento Rural e Urbano Sustentável do Vale do Ivaí realizou a Assembleia Geral Ordinária, nesta segunda-feira, para eleger a direção 2023/2024. Composto pelos municípios de Ariranha do Ivaí, Arapuã e Ivaiporã, o consórcio tem como objetivo a gestão de estradas rurais integradas aos sistemas conservacionistas por meio da disponibilização de máquinas e caminhões da Patrulha Rural.

O prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil (PSD), foi reeleito presidente; o prefeito de Arapuã, Deodato Matias (MDB), eleito vice-presidente; e o prefeito de Ariranha do Ivaí, Thiago Epifânio da Silva (PSC), diretor financeiro. “É fundamental manter as estradas rurais bem conservadas para circulação de produtores, moradores e usuários, para o escoamento da produção e a preservação do meio ambiente”, disse Carlos Gil, que fez um balanço positivo de gestão 2021/2022. 

Chapa em debate 

O prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Junior (União Brasil), fez questão de esclarecer nesta terça-feira que a chapa apresentada por ele como candidato a presidente e o prefeito de Cambira, Emerson Toledo Pires (MDB), como vice para concorrer à nova diretoria da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) é apenas uma sugestão que está sendo colocada ao debate dos demais prefeitos. “Nós defendemos a união de todos os prefeitos e o que queremos é saber se eles aprovam essa chapa, se vai haver outra chapa ou não”, diz ele, salientando que a chapa está aberta à participação de todos. Segundo ele, o importante é fortalecer a Amuvi, que reopresenta uma região importante do Paraná.